sexta-feira, 4 de julho de 2008

Posição 4


Jogam as Pretas e ganham.

As Pretas ganham na posição acima com uma manobra tática relativamente simples. A questão estratégica é: como as Brancas se puseram nessa situação? Afinal, observem que as Brancas:
  • Têm um peão a mais.
  • Têm o par de Bispos, de que já não dispõem as Pretas.
  • Têm o Rei muito bem protegido em roque com Bispo em fianchetto, enquanto o Rei das Pretas está ao relento.
Retirei essa posição do Personal Chess Trainer, e não localizei a partida (se é que existe). Gostaria de saber como as coisas correram antes. É a forte posição central dos Cavalos negros que fazem a diferença, além do detalhe essencial de que a Dama branca, não imediatamente atacada por enquanto, está contudo sem nenhuma defesa.

Como tratar uma posição como essa em uma partida real, tanto do ponto de vista das Pretas como das Brancas? Como enxergar o perigo de deixar a Dama nessa posição, apesar de ter tanta vantagem (para as Brancas)? Como enxergar essa oportunidade de "virar o jogo" em uma situação tão delicada (para as Pretas)?

FEN:
4rr1k/pp1q2b1/2p4p/PP1ppn2/2Pn2Q1/3P2PN/5PBP/1RB2RK1 b - - 0 1

6 comentários:

Paulo Santoro disse...

SOLUÇÃO TÁTICA (não leia se ainda estiver procurando...)
.
.
.
.
.
.
1...Nxg3! 2.Qxd7 Ne2# (É possível evitar esse mate, incorrendo, porém, em grande perda material.)

Tads disse...

Oi, Paulo! Acho que o último lance branco deve ter sido Qd1-g4. As brancas subestimaram a força dos Cavalos negros sim e tentaram atacar, sem dispor de muitos meios pra isso. Por que? Porque a aparente "cravada" no Cavalo de f5 é ilusória, como a resolução do problema mostra. De ambos os pontos de vista, é sempre importante lembrar que não devemos deixar "peças no ar", ou seja, sem suporte ou defesa de outras peças. Aconteceu com a Dama em g4 e com a Dama preta em d7, porém eram as pretas que tinham o lance e puderam aproveitar isso. Outro detalhe estratégico que permite o mate é uma advertência que geralmente temos de ter em mente: é bom nosso Rei possuir duas ou mais casas de fuga, em caso de um ataque imenente. No caso, o Rei branco só tinha a cada h1 à disposição, e foi tomado rapidamente. O xeque duplo na Dama, se Qxg3 (Ne2+) é a parte mais bonita do problema, na minha opinião! :)

Anônimo disse...

1.....Nxg3!
2.Bf7.... ??
Bispo defende Dama e casa e2., troca-se damas, brancas perdem peão e torre por cavalo.

Anônimo disse...

1.....Nxg3!
2.Bf7.... ??
Bispo defende Dama e casa e2., troca-se damas, brancas perdem peão e torre por cavalo.

Hudson Moraes disse...

Você quis dizer Bf3, né?
Muito lindo o problema.

Hudson Moraes disse...

Contra 2.Bf3 há 2... Cxf3+ 3.Dxf3 Txf3 4.hxg3. No final, as negras conseguiriam dama e peão por dois cavalos.